Merleau-Ponty e a fenomenologia da pintura

esboço preliminar

Autores/as

  • Pedro Rauchbach unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v12i4.32678

Palabras clave:

Arte, Ciência, Cézanne

Resumen

O presente artigo busca desenvolver uma análise geral a respeito da experiência pictórica tal qual é entrevista fenomenologicamente na perspectiva de Merleau-Ponty. Assim como compreender como o pensador interpreta a ruptura da arte moderna através da figura revolucionária de Paul Cézanne, e analisar outros movimentos artísticos contemporâneos que romperam com a arte objetivista. Lembrando que a arte objetivista deriva de uma concepção cientificista da arte que busca reduzir tudo, inclusive a experiência artística e pictórica a elementos explicativos de toda ordem. A fenomenologia, assim como a arte moderna, buscam o rompimento com essas estruturas de pensamento que apenas impedem o fluxo criativo dentro dos movimentos artísticos.

 

Publicado

21-12-2024

Cómo citar

RAUCHBACH, P. Merleau-Ponty e a fenomenologia da pintura: esboço preliminar. Alamedas, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 72–84, 2024. DOI: 10.48075/ra.v12i4.32678. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/32678. Acesso em: 6 may. 2025.

Número

Sección

Artigos e Ensaios