SOBRE LA INFALIBILIDAD DEL FALIBILISMO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v12i4.34174Palabras clave:
Analítica, Dialéctica, Contradicción, Crítica, RacionalidadResumen
Si concebimos la filosofía como un sistema conceptual autónomo y falible, que se rehace orgánicamente en una constante búsqueda del equilibrio racionalmente, entenderemos por qué, en el campo de la epistemología, Popper interpreta a Hegel como esencias en el alma de Platón: autodesarrollo, automóviles, auto creado, emergente, dirigido a la autorrealización, como la causa final de Aristóteles. La causa final es el desarrollo de las esencias, en Hegel, la idea absoluta. Esta idea que unifica lo Bello, la Cognición, la Práctica de la Actividad, la Comprensión, el bien supremo y el Universo Mirado Científicamente, es desinflada por Popper a la luz de la categoría bergsoniana de esencia, que va cambiando en estado de constante evolución creativa o emergente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alamedas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.