Cultura religiosa afro-brasileira, etnicidade e fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.23959Palavras-chave:
Afro-brasileira, Etnicidade, Fronteiras.Resumo
Este Trabalho discute a representação cultural religiosa afro-brasileira na fronteira e sua representação simbólica dentro do sistema religioso em Foz do Iguaçu – Paraná, o interesse pela cultura afro-brasileira na fronteira de Foz do Iguaçu manifesta-se pelos muitos estudos nos campo da Sociologia, Antropologia, Etnologia, Música, Linguística, História, entre outros campos de conhecimentos, centrados na expressão e no desenvolvimento histórico desta cultura. Tendo por objetivo analisar o processo de religiosidade enquanto elemento simbólico e político, na construção de territorialidade e identidade coletiva articulada, a movimentos sociais e espaços de poder em ambiente de fronteira. Para a construção deste trabalho de pesquisa bibliográfica e documental, os conceitos do assunto proposto serão embasadores nas discussões sobre cultura, etnicidade e fronteiras. Na coletividade de indivíduos que se diferencia por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na religião fronteiriça e maneiras de se conceber as fronteiras. A partir dos conceitos de religiosidade afro-brasileira, de etnicidade e fronteira poderemos analisar e entender a articulação dos sentidos de fronteiras, a abrangência de concordância dos membros de uma coletividade aos padrões culturais religiosos do seu grupo e seus mecanismos para a construção de uma inclusão, sobre a cultura religiosa e seu processo, que hoje ocupa o espaço público e fronteiriço, juntamente com religiões de outras matrizes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alamedas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.