Instituto Polo Iguassu
ator paradiplomático da região trinacional do Iguassu
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v9i1.26899Palavras-chave:
Paradiplomacia, PoloIguassu, trinacional.Resumo
O Instituto Polo Internacional Iguassu é uma entidade do terceiro setor que desde 1996 atua de diferentes formas na Região Trinacional do Iguassu. O Poloiguassu, como é chamado, nasce a partir da mobilização de empresários dos três países em busca de integração das cidades fronteiriças para o desenvolvimento de forma conjunta. Reflexo do contexto vivido, o instituto objetiva atuar de diferentes formas para o desenvolvimento integrado do turismo na região fronteiriça, o que o aproxima da concepção de paradiplomacia. Assim, a pergunta que conduziu essa pesquisa foi: como se dá a atuação internacional do Poloiguassu? A partir dela objetiva-se levantar e analisar as atividades internacionais do Instituto Polo Iguassu a fim de problematizar teoria e prática da paradiplomacia por parte do instituto. Para a execução deste estudo utilizamos uma abordagem qualitativa cruzando métodos da história oral e do levantamento documental direto e indireto a respeito do histórico de atuação do instituto. Com isso, identificou-se que suas atuações internacionais ao longo dos anos permitem visualizar a complexidade das relações interinstitucionais fronteiriças e nota-se nesse contexto o potencial articulador do instituto. Sendo que, nos primeiros anos teve uma atuação mais de projeção externa e nos últimos anos mais de mediação (a partir da experiência técnica, de captação de recursos e etc), sempre internacional e voltada para o turismo, o que se entende diretamente relacionado ao que se concebe como paradiplomacia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alamedas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.