Os significados da crítica à religião em Feuerbach
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v12i4.33265Palavras-chave:
Alienação, Deus, HomemResumo
O propósito deste artigo é explicitar as ideias e/ou determinações fundamentais concernentes à crítica à estrutura da alienação religiosa, tais como foram elaboradas por Ludwig Andreas Feuerbach em sua obra denominada A Essência do Cristianismo. Feurbach fundamenta a crítica à teologia na antropologia. Nesta perspectiva, Deus se estabelece como a manifestação estranhada ou invertida das qualidades humanas genéricas objetivadas. Assim, todos os atributos designados a Deus: amor, poder, sabedoria, justiça, infinitude e outros, não passam de potencialidades humanas estranhadas. Esta oposição entre o humano e o divino implica em uma contradição aparente/ilusória, que mistifica o antagonismo essencial entre o indivíduo e o seu gênero. Assim, uma vez que o ser humano não se reconhece em suas características genéricas acaba projetando-as em Deus. Desta maneira, quanto mais predicados se designa a Deus, mais empobrecida e esvaziada se torna a condição humana. Desse modo, ocorre uma inversão na relação entre sujeito e predicado, onde o indivíduo não se reconhece como ator e autor do desenvolvimento histórico-cultural e passa a ser apenas o espectador dos desígnios de Deus.
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