É possível desejar de outro modo? Crueldade, dysphoria e cogito esquizo
uma ‘ordem’ sinonímica
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v13i1.35042Palabras clave:
Linguagem, Sentido, Suplemento, Corpo, EpistemologiaResumen
Deleuze e Guattari, em Mil Platôs (2011c), platô 4 (“Postulados da linguística” - vol. 2 da edição brasileira), exploram a relação linguagem-corpo nos enunciados discursivos e o processo de corporificação da linguagem. Em diálogo com o capítulo ‘Quinta série: do sentido’, de Lógica do Sentido, indaga-se: é possível desejar de outro modo? Busca-se imaginar uma revolução narrativa que escape das ficções normativas da sujeição. Para isso, mobiliza-se Artaud e Preciado, articulando a crueldade e a disforia como críticas à metafísica dicotômica e à subjetivação. A partir do cogito esquizofrênico, do suplemento em Derrida e da disforia como inadequação estética e política, propõe-se uma nova metafísica, ressignificando a linguagem e o corpo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Alamedas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.