III Simpósio Nacional Geografia, Ambiente e Território (III SIMGAT)

07-03-2024

O III Simpósio Nacional Geografia, Ambiente e Território (III SIMGAT) é um evento organizado pela Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)Ambiental/RP-G(S)A. Essa rede, que congrega atualmente quase três dezenas de pesquisadores(as) de destaque de várias universidades e instituições científicas brasileiras (vide https://geografia-socio-ambiental.webnode.page/),, foi criada em abril de 2017, com a finalidade precípua de fomentar a pesquisa em Geografia Ambiental, com uma atenção especial para os vínculos desta com o campo interdisciplinar da Ecologia Política.

A terceira edição do SIMGAT tem como tema Geografia e Ecologia Política: conflitos (socio)ambientais no Brasil e nos territórios do Cerrado e Pantanal – da pesquisa ao enfrentamento, e acontecerá na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina, sede Cidade de Goiás (GO). O tema mobiliza a interpretação crítica da problemática e, a partir daí, das múltiplas formas de enfrentamento, resistência e conflito (socio)ambientais no Brasil e, por extensão, nos territórios do Sul Global, de um modo mais amplo. Além disso, a realização do SIMGAT em Goiás, na região Centro-Oeste, fortalece a pesquisa ambiental e territorial realizada sobre a apropriação do Cerrado e do Pantanal diante da expansão dos extrativismos predatórios.

Aproveitamos para informar que nos dias agosto de 2024 acontecerá um evento virtual preparatório para o III SIMGAT, denominado Beiradeando o III SIMGAT. Serão diversas mesas-redondas, em formato remoto, com a participação de renomados especialistas e, também, de ativistas das causas (socio)ambientais do Centro-Oeste brasileiro.

Iniciamos, com esta I Circular, a construção coletiva do III SIMGAT, publicando as informações preliminares referentes à organização do evento. No decorrer de quatro dias de atividades que contemplam alunos da graduação e pós-graduandos, em junho de 2025, ocorrerão mesas-redondas, grupos de trabalho (GTs) e trabalhos de campo, que serão denominados, respectivamente, de “Baiados”, “Veredas” e “Mutirões”, em homenagem a termos nativos historicamente empregados no Centro-Oeste (durante o II SIMGAT, ocorrido em Belém em 2022, termos nativos e regionais já tinham sido empregados; naquela ocasião, respectivamente, “Tapiris”, “Puxiruns” e “Varadouros”). No total, serão seis Baiados (incluindo a mesa de abertura e a de encerramento), quatro Veredas (com apresentações e debates no decorrer de três dias) e três Mutirões (no decorrer de um dia).

Veja mais detalhes em: https://3simgat.wixsite.com/3simgat