A respeito da “marginalidade” da meditação de sentido (besinnung) ou da in-utilidade da ciência para a vida

Authors

  • Leonardo Mees

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v4i1.27614
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Keywords:

Metafísica, Ciência, Utilidade

Abstract

Vivemos sob o domínio da “objetivação”, mas este esquema reducionista dificulta o acesso a realidades espirituais. Hermógenes Harada foi um pensador “marginal” na torrente do niilismo ocidental, nesta situação tornou-se um sábio guerreiro no confronto intelectual com os “idiotas da objetividade”. Este artigo continua este confronto, pensando a origem histórico-filosófica da objetivação e, com ajuda de Nietzsche, reportará esta origem ao surgimento da filosofia socrática, que não apenas queria conhecer, mas principalmente “corrigir a vida”, com a crença na existência de um mundo metafísico. Os “conceitos metafísicos” constituem a base das “ciências úteis”, aquelas ciências que, corrigindo a vida, pretendem “salvar-nos” dos perigos, do sofrimento e da morte, neste mundo aparente, agitado e inseguro. A confiança excessiva depositada nas “ciências úteis” à “correção da vida” tem como consequência uma doença na cultura ocidental: todos os valores superiores se desvalorizaram, o niilismo bate à nossa porta. Como se “curar” desta doença? Nietzsche encontrou na “meditação de sentido” (Besinnung) uma forma de convalescença do niilismo: “na marginalidade” da torrente do niilismo meditar o sentido (besinnen) das experiências históricas. “Na marginalidade” da meditação de sentido é possível “valorar” (perspectivar) a “in-utilidade” da ciência para a vida.

Published

19-06-2021

How to Cite

MEES, L. A respeito da “marginalidade” da meditação de sentido (besinnung) ou da in-utilidade da ciência para a vida. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 173–191, 2021. DOI: 10.48075/aoristo.v4i1.27614. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/27614. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Harada Dossier