O komorebi de Wenders

uma abordagem fenomenológica de Dias Perfeitos (2023)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/aoristo.v7i3.34403

Mots-clés :

Fenomenologia, Cinema, arquitetura, Design

Résumé

Este artigo oferece uma leitura fenomenológica da rotina de Hirayama, faxineiro de banheiros públicos em Tóquio, protagonista do mais recente filme do cineasta alemão Wim Wenders, Dias Perfeitos (2023). Ao examinar sua vida diária, focando em seus movimentos, objetos e modos de ser, o filme retrata suas atividades repetitivas e meditativas. O filme originou-se de um projeto chamado "The Tokyo Toilet", responsável por banheiros públicos inovadores em Tóquio, combinando a cultura de limpeza japonesa com a criatividade arquitetônica moderna. A análise aprofunda-se no significado dos instrumentos cotidianos de Hirayama, explorando os conceitos de Martin Heidegger de Besorgen e Zuhandenheit. O uso de repetição e variação no filme destaca a beleza nos gestos mundanos sem tensão dramática. Silêncio e música desempenham papéis cruciais na narrativa, com uma trilha sonora que apresenta clássicos do pop e rock dos anos 1960 e 1970.O artigo também discute as interações de Hirayama com personagens secundários, enfatizando sua natureza contemplativa e solitária. Acompanhando a temática do filme, o presente estudo reflete sobre a autenticidade da vida cotidiana e a importância de viver o momento presente, como ilustrado pelas experiências de Hirayama.

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Publié-e

08-11-2024

Comment citer

KAIZER, F.; GOMES, P. O komorebi de Wenders: uma abordagem fenomenológica de Dias Perfeitos (2023). Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 46–60, 2024. DOI: 10.48075/aoristo.v7i3.34403. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/34403. Acesso em: 9 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Segundo Tempo - Narrativas analíticas: Perfect Days & Constituição do Acervo Artístico de Gurlitt