Interseções entre educação e política na obra de Demerval Saviani
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v5i2.23190Palavras-chave:
Democracia. Escola. Pedagogia Histórico-Crítica.Resumo
Este texto tem o objetivo de explorar as interseções entre educação e política presente em três escritos de Demerval Saviani, em especial na obra Escola e Democracia. Trata-se de uma revisão teórica realizada em função de pesquisa de pós-graduação em torno do tema gestão escolar, com foco na gestão democrática da escola pública. A partir das obras mais significativas de Saviani, o presente artigo traz a essência de seu pensamento sobre educação e política. Salienta-se que tanto a educação quanto a política possuem suas especificidades que, embora distintas, formam uma unidade na corrente pedagógica denominada Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que educação e política, embora contraditórias, encontram-se juntas quando se busca implementar projetos de mudança da sociedade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.