Interseções entre educação e política na obra de Demerval Saviani

Auteurs-es

  • Arthur Breno Stürmer

DOI :

https://doi.org/10.48075/rd.v5i2.23190
Organismes subventionnaires

Mots-clés :

Democracia. Escola. Pedagogia Histórico-Crítica.

Résumé

Este texto tem o objetivo de explorar as interseções entre educação e política presente em três escritos de Demerval Saviani, em especial na obra Escola e Democracia. Trata-se de uma revisão teórica realizada em função de pesquisa de pós-graduação em torno do tema gestão escolar, com foco na gestão democrática da escola pública. A partir das obras mais significativas de Saviani, o presente artigo traz a essência de seu pensamento sobre educação e política. Salienta-se que tanto a educação quanto a política possuem suas especificidades que, embora distintas, formam uma unidade na corrente pedagógica denominada Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que educação e política, embora contraditórias, encontram-se juntas quando se busca implementar projetos de mudança da sociedade.

Téléchargements

Publié-e

05-09-2019

Comment citer

STÜRMER, A. B. Interseções entre educação e política na obra de Demerval Saviani. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 113–127, 2019. DOI: 10.48075/rd.v5i2.23190. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/23190. Acesso em: 22 juill. 2024.