Imre Lakatos e a possibilidade de interpretação de elementos da biologia
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v10i3.34614Palavras-chave:
Imre Lakatos, Programas de Pesquisa, Charles Darwin, Teoria Sintética, Síntese ExpandidaResumo
Os programas de pesquisa de Imre Lakatos oferecem uma interpretação interessante e possível das diferenças fundamentais entre o núcleo firme dos programas de Darwin, da Teoria Sintética da Evolução e da Síntese Expandida. Enquanto o programa de Darwin, centrado nos princípios da seleção natural e do gradualismo, estabeleceu um marco crucial na biologia evolutiva, as modificações subsequentes e as evoluções próprias do programa refletem a natureza dinâmica e progressiva da ciência. Lakatos argumenta que o núcleo firme de um programa de pesquisa, como o darwiniano, é crucial para sua coesão e consistência interna. No entanto, a transição para a Teoria Sintética da Evolução e, posteriormente, para a Síntese Expandida, desafia esse núcleo firme ao incorporar novos insights da biologia evolutiva do desenvolvimento, da plasticidade fenotípica e da construção do nicho. Essas mudanças sugerem a existência de programas de pesquisa distintos, cada um deles com suas próprias eurísticas e com seus núcleos firmes. Assim, a aplicação dos programas de pesquisa de Lakatos nos permite compreender melhor não apenas as diferenças entre esses programas, mas também as implicações filosóficas e metodológicas dessas transições na compreensão da evolução biológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 LAZANDIR JOÃO DA SILVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.