Imre Lakatos e a possibilidade de interpretação de elementos da biologia
DOI :
https://doi.org/10.48075/rd.v10i3.34614Mots-clés :
Imre Lakatos, Programas de Pesquisa, Charles Darwin, Teoria Sintética, Síntese ExpandidaRésumé
Os programas de pesquisa de Imre Lakatos oferecem uma interpretação interessante e possível das diferenças fundamentais entre o núcleo firme dos programas de Darwin, da Teoria Sintética da Evolução e da Síntese Expandida. Enquanto o programa de Darwin, centrado nos princípios da seleção natural e do gradualismo, estabeleceu um marco crucial na biologia evolutiva, as modificações subsequentes e as evoluções próprias do programa refletem a natureza dinâmica e progressiva da ciência. Lakatos argumenta que o núcleo firme de um programa de pesquisa, como o darwiniano, é crucial para sua coesão e consistência interna. No entanto, a transição para a Teoria Sintética da Evolução e, posteriormente, para a Síntese Expandida, desafia esse núcleo firme ao incorporar novos insights da biologia evolutiva do desenvolvimento, da plasticidade fenotípica e da construção do nicho. Essas mudanças sugerem a existência de programas de pesquisa distintos, cada um deles com suas próprias eurísticas e com seus núcleos firmes. Assim, a aplicação dos programas de pesquisa de Lakatos nos permite compreender melhor não apenas as diferenças entre esses programas, mas também as implicações filosóficas e metodológicas dessas transições na compreensão da evolução biológica.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés LAZANDIR JOÃO DA SILVA 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.