Aproximações e distanciamentos de pensadores da educação em relação às metodologias ativas de aprendizagem
Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Pressupostos Epistemológicos, Filosofia da EducaçãoResumo
Fundamentado em quatro autores estudados na área de Filosofia da Educação, esse artigo busca responder quais são as críticas e defesas que podem ser feitas às Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA). Tem por objetivo analisar, na perspectiva de Rousseau, Dewey, Paulo Freire e Saviani, contribuições (ou não) das MAA para a educação. Justifica-se tal estudo pelo fato de que as MAA estão sendo propagadas na educação desprovidas de uma reflexão crítica. O estudo é de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa. Constata-se que os educadores, antes de proporem uma abordagem das MAA, devem levar em consideração os estudos teóricos e seus pressupostos epistemológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista DIAPHONÍA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.