Aproximações e distanciamentos de pensadores da educação em relação às metodologias ativas de aprendizagem

Autores/as

  • Adelino Francklin
  • Laura de Souza Andrade

Palabras clave:

Metodologias Ativas, Pressupostos Epistemológicos, Filosofia da Educação

Resumen

Fundamentado em quatro autores estudados na área de Filosofia da Educação, esse artigo busca responder quais são as críticas e defesas que podem ser feitas às Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA). Tem por objetivo analisar, na perspectiva de Rousseau, Dewey, Paulo Freire e Saviani, contribuições (ou não) das MAA para a educação. Justifica-se tal estudo pelo fato de que as MAA estão sendo propagadas na educação desprovidas de uma reflexão crítica. O estudo é de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa. Constata-se que os educadores, antes de proporem uma abordagem das MAA, devem levar em consideração os estudos teóricos e seus pressupostos epistemológicos.

Publicado

25-07-2025

Cómo citar

FRANCKLIN, A.; ANDRADE, L. de S. Aproximações e distanciamentos de pensadores da educação em relação às metodologias ativas de aprendizagem. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 259–276, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/35742. Acesso em: 29 jul. 2025.