O tempo histórico revolucionário presente nas teses “sobre o conceito de história” de Walter Benjamin
DOI :
https://doi.org/10.48075/rd.v6i2.26671Résumé
Na história se destacam os grandes acontecimentos da humanidade. Walter Benjamin percebe que esses feitos podem caracterizar, por meio de uma interpretação do historicismo, uma história do progresso que somente olha o lado dos vencedores, daqueles que construíram as suas façanhas sobre a opressão de outras pessoas. Porém, por meio do materialismo histórico o olhar sobre o passado não recai somente em relação aos vencedores, mas também sobre os vencidos, e busca nesse movimento fundamentar a luta do presente contra a opressão. Essa luta realiza-se dentro da história, pois nela apresenta-se como possibilidade para a realização da redenção dos oprimidos. O que se pretende apresentar nesta pesquisa teórica e de cunho bibliográfico é a relação sobre a interpretação da história feita por essa duas correste distintas, buscando perceber a forma como Benjamin caracteriza o tempo histórico. O historicismo é apresentado como uma forma de interpretação passiva, que não busca criar um movimento contra o progresso da história. O materialismo histórico cria uma condição que apresenta o momento presente como possibilidade para a realização da luta de classes. A obra na qual é abordada por Benjamin esses elementos, e é analisada neste trabalho, são as teses "Sobre o conceito de história". Considera-se principalmente as teses em que são tratados os temas do tempo, do materialismo histórico, do historicismo, da redenção e da revolução. Aborda-se a compreensão de revolução através do tempo histórico, e como Benjamin utiliza-se do conceito de messianismo para caracterizar e fundamentar a ação contra a opressão e a busca por redenção daqueles que foram oprimidos no passado. Busca-se analisar ainda, os conceitos que Benjamin utiliza da filosofia de Marx e do marxismo, principalmente os elementos teóricos relacionados ao materialismo histórico, para assim determinar o tempo histórico revolucionário como messiânico, e caracterizar a sua realização como sendo o da sociedade sem classes.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.