Sobre a possibilidade de violar um dever jurídico com vistas à observância de um preceito moral segundo Kant
DOI :
https://doi.org/10.48075/rd.v7i1.27136Mots-clés :
Direito. Dever jurídico. Dever moral.Résumé
Propõe-se com este estudo bibliográfico analisar, a partir das exposições deImmanuel Kant e seus comentadores, a relação entre o Imperativo Categórico e amoralidade que dele emana frente aos pressupostos da legislação jurídica e suaspeculiaridades, analisando-os de tal forma a compreender o embate que há entre ambos econstruindo um panorama a partir do qual se vislumbre uma solução ao questionamento:“pode o indivíduo violar um preceito jurídico com vistas à observância de um dever moral?”.A partir das análises realizadas, visualiza-se que a proposta moral de Kant permite umaconstrução sistêmica do tema, pois, a partir da elucidação do Imperativo Categórico e suasnuances quanto aos aspectos morais e; concomitantemente, partindo do prisma dalegalidade e suas implicações, permitiu-se verificar que, mesmo frente à força coercitiva dalei, característica esta essencial ao preceito jurídico; é o preceito moral que se impõe e fazvaler seu atributo primordial, qual seja, o da universalidade capaz de conduzir ahumanidade a um progresso ao Reino dos Fins.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.