Concepções de Larry Laudan para o ensino de ciências da natureza

Auteurs-es

  • MARA ELISÂNGELA JAPPE GOI
  • PATRICIA BISSO PAZ BORGES

DOI :

https://doi.org/10.48075/rd.v10i2.33573

Mots-clés :

Epistemologia, Ensino de Ciências, Resolução de Problemas

Résumé

Este estudo foi centrado em uma metodologia de pesquisa de natureza qualitativa e o método empregado é uma pesquisa bibliográfica. Está fundamentado em Larry Laudan e tem por objetivo apresentar a epistemologia do pesquisador, suas contribuições para o progresso da Ciência, a Taxionomia para os problemas, a sua visão quanto às tradições de investigação e suas contribuições para o Ensino de Ciências. Como resultado aponta-se que a epistemologia de Laudan se mostra apropriada porque traz como principal elemento de sua teoria que a Ciência progride ao resolver problemas, contribuindo para um progresso cognitivo, relacionado às aspirações intelectuais da Ciência, conduzindo ao progresso da mesma pela maneira como resolve, adequadamente ou não, uma série de problemas gerados no meio social.

Bibliographies de l'auteur-e

MARA ELISÂNGELA JAPPE GOI

Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em
Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de
Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em
Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
(UNIJUÍ), Especialista em Neurociência e Desenvolvimento Humano pela Universidade
LaSalle. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na
Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, nos cursos de Pós
Graduação em Educação Científica e Tecnológica e Curso de Especialização em Gestão e
Educação Ambiental, nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC-
Mestrado Profissional) da Unipampa e em Educação em Ciências pela UFRGS, com
experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do
curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Fez parte do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID da Unipampa e atualmente é
coordenador do Programa de Residência Pedagógica da Unipampa, campus Caçapava do
Sul. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, Resolução de
Problemas, Experimentação e processos de ensino e de aprendizagem em Ciências da
Natureza.

PATRICIA BISSO PAZ BORGES

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria -
UFSM (2000) e graduação em Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade Federal
do Pampa - UNIPAMPA (2017). Possui especialização em Educação Científica e
Tecnológica pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2019) e, atualmente, é
farmacêutica diretora técnica da empresa FARCOOP, em Caçapava do Sul-RS, mestre do
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do
Pampa - UNIPAMPA e especialização em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica pelo
Instituto de Pós Graduação e Graduação - IPOG (em andamento). E-mail:
patriciapazborges@gmail.com

Téléchargements

Publié-e

09-06-2024

Comment citer

GOI, M. E. J.; BORGES, P. B. P. Concepções de Larry Laudan para o ensino de ciências da natureza. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 145–163, 2024. DOI: 10.48075/rd.v10i2.33573. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/33573. Acesso em: 30 juin. 2024.