Uma didática com enfoque demonstrativo para o ensino de filosofia a partir de Aristóteles

Auteurs-es

  • Yan Paixão Willemem Sterck Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI :

https://doi.org/10.48075/rd.v11i2.35732

Mots-clés :

Aristóteles; didática; ensino de filosofia; enfoque demonstrativo; sala de aula.

Résumé

Nosso objetivo, com este artigo, é elaborar, sob a filosofia de Aristóteles, uma didática para o ensino de filosofia. Sua finalidade, evidentemente, não se trata de apenas levar os alunos ao questionamento da realidade que o circunda; mas também de avançar, preocupando-se, portanto, em buscar e encontrar respostas segundo as razões apropriadas. Assim, ao elaborarmos esse projeto didático, pretende-se auxiliar o professor que se frustra ao perceber que seus alunos não estão interessados na disciplina que é ministrada. Dessa forma, o presente artigo, divide-se de modo a oferecer uma discussão filosófica sobre a questão didática no ensino, onde apresenta uma proposta didática de enfoque demonstrativo, com modelos de aplicação, concluindo com algumas possibilidades que a retórica, na formação do professor, pode oferecer em sala de aula.

Téléchargements

Publié-e

25-07-2025

Comment citer

STERCK, Y. P. W. Uma didática com enfoque demonstrativo para o ensino de filosofia a partir de Aristóteles. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 54–85, 2025. DOI: 10.48075/rd.v11i2.35732. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/35732. Acesso em: 27 juill. 2025.