A dialética do reconhecimento e a afirmação da consciência-de-si em Hegel
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v7i1.27137Palavras-chave:
Dialética do reconhecimento. Consciência-de-si. Hegel. Idealismo alemão.Resumo
Na obra Fenomenologia do Espírito, Hegel busca consolidar um novo sistemafilosófico que permita estabelecer quais são as diferentes figuras e formas a partir das quaisa consciência evolui, partindo-se do saber mais sensível e se direcionando rumo àconsciência-de-si. Ilustrada pela dialética do senhor-escravo, o filósofo alemão nosapresenta a ideia de que a constituição da subjetividade pela autoconsciência não é possívelsem que haja o movimento de passagem da dialética dos desejos para a dialética doreconhecimento mútuo das consciências. A partir desse panorama, este trabalho tem porfinalidade apresentar o itinerário que Hegel insere em sua filosofia para o alcance daconsciência-de-si e como se dá o processo de reconhecimento do Eu e do Outro.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.