Cartas de Nietzsche: Humano demasiado humano, educação e arte como construção de um pensamento original
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v7i2.28484Resumo
O período que daremos foco neste texto está restrito as cartas que Nietzsche escreveu dentre os anos de 1875 e 1879, quando ocorreu a elaboração e publicação da obra Humano, demasiado humano. Ela demarca o início das reflexões mais independentes do filósofo. Ele passou por um período de enorme sofrimento físico e pessoal: distanciou-se da atividade docente, rompeu com Wagner e Schopenhauer, tencionou sua relação com vários amigos e parentes. Situações que causaram enorme descontentamento, mas, foram fundamentais para o pensador produzir a sua obra, para encontrar a superação e recriar a própria vida. Veremos que a arte figurou para Nietzsche como meio formativo primordial, como fio condutor na educação de si mesmo e para confrontar o modo de vida gregário dominante em seu tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.