Filosofia entre a universidade e a escola:
uma experiência de docência pesquisadora
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v8i3.30115Palavras-chave:
Docência pesquisadora, Ensino de filosofia, PIBID, PET, Prática de EnsinoResumo
Fruto de uma primeira reflexão sobre o trabalho de formação para a docência que
o curso de filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de
Toledo, vem realizando em seus 42 anos de existência, o texto trata da importância da
formação para a docência pesquisadora nos cursos de licenciatura em filosofia. Num primeiro
momento, abordamos a trajetória do curso de filosofia da Unioeste, de modo especial após a
inclusão da Filosofia no currículo escolar do Ensino Médio em 2008, indicando as mudanças
significativas que foram implementadas para atender aos aspectos legais e oferecer uma
formação de qualidade aos futuros professores de Filosofia, de modo a garantir qualidade do
ensino de Filosofia no Ensino Médio. Num segundo momento, apresentamos a nossa própria
trajetória de formação na docência pesquisadora a partir de algumas experiências vivenciadas
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