Sobre a fundamentação dos direitos humanos na contemporaneidade:

o legado kantiano

Autores

  • SOLANGE DE MORAES

DOI:

https://doi.org/10.48075/rd.v9i2.31230

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Fundamentação Filosófica, Kant

Resumo

O texto discute a necessidade de proteger os direitos humanos, que foram reconhecidos, mas ainda não se encontram efetivados, em relação às críticas ao seu fundamento universal. Ainda, a fundamentação filosófica é importante para promover e efetivar os direitos humanos, sendo a imagem moral do mundo de Kant fundamental para a aceitação das normas pelos agentes, possibilitando a compreensão e realização do agente como autônomo. A autoimagem e a visão de mundo influenciam a nossa conduta e a realização da liberdade. Portanto, uma concepção de direitos humanos que não ceda aos ataques dos niilistas só pode emergir de uma imagem de mundo que promova a autodeterminação necessária para uma reflexão independente em relação à ordem do mundo presente.

Biografia do Autor

SOLANGE DE MORAES

Ex-aluna bolsista do Programa PET de Filosofia da UNIOESTE - Campus Toledo. Mestre em Filosofia pela UFSM/RS e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC/RS. Professora da UNIFRA de Santa Maria/RS.

Downloads

Publicado

09-06-2023

Como Citar

MORAES, S. D. Sobre a fundamentação dos direitos humanos na contemporaneidade: : o legado kantiano. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 45–57, 2023. DOI: 10.48075/rd.v9i2.31230. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/31230. Acesso em: 3 nov. 2024.