A concepção de arte e ciência para Heidegger e Thomas Kuhn
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v11i1.35252Palavras-chave:
Thomas Kuhn, Heidegger, Ciência, ArteResumo
O artigo apresenta as visões de Heidegger e Thomas Kuhn sobre a relação entre arte e ciência. Heidegger aborda a arte como um desvelamento do ser, conectando-a ao ser do sendo. A origem da arte é explorada pela tensão entre a obra e o artista, centrada na essência da arte e na obra como portadora do caráter de coisa e artístico. Ele também discute a técnica, destacando sua relação com a verdade do sendo e sua influência na relação homem-mundo. Por outro lado, Kuhn compara arte e ciência, destacando suas similaridades e diferenças. Ele enfoca as produções, atividades resultantes e respostas do público em ambas as áreas. Enquanto a arte é mais orientada para a estética como objetivo final, na ciência, a estética é apenas instrumental para resolver enigmas técnicos. Kuhn também analisa as reações do público, enfatizando como a arte depende diretamente de uma audiência pública, enquanto a ciência tem um público mais restrito, principalmente entre os próprios cientistas. A convergência entre as visões de Heidegger e Kuhn está na interpretação das atividades como produtores de algo que carrega um caráter simbólico e na consideração das produções como produtos tanto de origem quanto de geração. Ambos exploram a relação complexa entre a atividade humana, seja na arte ou na ciência, e o resultado que produzem, tentando discernir suas interconexões e diferenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista DIAPHONÍA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.