A desobediência epistemológica
sistematizando a desconstrução das hegemonias filosóficas através das filosofias marginais
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v11i1.35255Palavras-chave:
Desobediência epistemológica, Tipologia Crítica, Filosofias MarginaisResumo
A presente investigação tem como hipótese a possibilidade de uma sistematização pré-operatória do intento primordial da desobediência epistemológica acompanhando e indo além de Enrique Dussel. Para o desenvolvimento desta tarefa, realizou-se um diálogo do trabalho de Dussel com outros dois autores, especificamente Paul Tillich e Emanuel Lévinas. Com esta interlocução, a investigação desenvolveu uma etapa pré-operatória da investigação decolonial, instrumentalizando o investigador a questionar os seus próprios posicionamentos teóricos e investigativos. Mais do que o engajamento que gera a motivação para investigar os temas externos a filosofia clássica, é necessário um cuidado inicial que viabilize o contato com os conteúdos marginalizados de forma autêntica. Uma vez que enraizados em nossa cultura dominante, as estratégias de compreensão do mundo através das categorias hegemônicas tendem a se manter como principal interlocutor ou crivo teórico inaugural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista DIAPHONÍA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.