A PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE DA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15077Palavras-chave:
Projeto Político Pedagógico, Violência, Escola.Resumo
Este texto analisa as possibilidades da construção de um projeto político pedagógico que dialogue com a sociedade para enfrentar a violência na escola. Dessa forma, a nossa problemática é tentar investigar como o projeto político pedagógico pode se tornar um potente articulador no desenvolvimento de políticas de prevenção à violência escolar, partindo do pressuposto de que é necessário dar visibilidade no PPP às questões da violência escolar e suas formas de enfrentamento. Para construção do texto, utilizamo-nos da pesquisa bibliográfica. Como resultados preliminares podemos apontar que as questões que envolvem o PPP devem ser sempre pensadas como fundamentais no fortalecimento do papel da educação, devendo este ser construído através de movimentos e articulações democráticas com a participação de todos que fazem parte da comunidade escolar.Downloads
Publicado
19-03-2017
Como Citar
GUEDES, J. V.; DE OLIVEIRA, G. F.; CASTRO, A. M. D. A. A PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE DA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 24, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i24.15077. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15077. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.