A INSERÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.15368
Agências de fomento
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Demandas Ambientais no Ensino Superior.Resumo
Este artigo explora os mecanismos para a inserção da educação ambiental no cotidiano das universidades, selecionando-se a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Toledo como lócus da pesquisa. Procuramos analisar se os princípios vinculados à educação ambiental são considerados na construção e manutenção dos documentos institucionais, incluindo-se o projeto político-pedagógico institucional (PPI), o plano de desenvolvimento institucional (PDI), os projetos pedagógicos dos cursos, além dos planos de ensino das disciplinas. Utilizou-se neste trabalho o método de análise documental para os documentos institucionais selecionados. Constatou-se que a temática ambiental e os princípios vinculados à Educação Ambiental até estão inseridos nos documentos institucionais, porém não com o destaque devido e necessário, reduzindo-se a disciplinas optativas, ocasionando a disciplinarização e aprisionamento da temática ambiental no currículo dos cursos.Downloads
Publicado
06-12-2018
Como Citar
QUINELATO, A. L.; LINDINO, T. C. A INSERÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15368, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15368. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15368. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Pesquisas em Educação Ambiental
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.