LUXURY KIDS: MODA, MÍDIA E CONSUMO NAS PÁGINAS DA VOGUE BRASIL KIDS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18457Palavras-chave:
Moda de luxo, criança contemporânea, mídiaResumo
Estamos experimentando um período histórico provisório, no qual o consumo acaba por desempenhar importantes funções em relação a construção do sujeito. Muitas vezes, o ter ocupa o lugar do ser. Todavia, é importante refletir sobre este panorama, uma vez que entendemos que objetos não são capazes de preencher as lacunas desse tempo contingente que vivemos. Por tal motivo, acredita-se que seja importante adicionar mais uma página aos estudos que relacionam mídia, consumo, moda, luxo e criança. É preciso que se pense sobre como a comunicação está apresentando o consumo acelerado de moda para as crianças e seus pais. Diante disto, esta pesquisa faz uma reflexão sobre a relação entre a construção identitária infantil, moda de luxo e consumo, tendo como foco as cartas editorias e os editoriais de moda de capa das edições de inverno de 2011 a 2015 da revista Vogue Brasil Kids. Para este fim, metodologicamente, recorreu-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2004). O trabalho visa analisar a revista mencionada como estratégia pedagógica da cultura do consumo, abordando a modernização do luxo e a popularização da moda como meios de ancoragem cultural para a formação identitária da criança contemporânea. A partir do exposto, por meio das contribuições de Bauman (2008; 2013) e Lipovetsky (2005), as análises salientam a aproximação entre criança e luxo na sociedade de consumidores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.