O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: O ALUNO COMO PROTAGONISTA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.18915
Agências de fomento
Instituto Federal de São Paulo
Palavras-chave:
Lúdico, Aprendizagem significativa, Ensino significativoResumo
As atividades práticas e lúdicas, por vezes limitadas à educação infantil, são importantes para a promoção da criatividade, autonomia e participação ativa do aluno, em diferentes níveis escolares. Desenvolver, de forma lúdica, temas pertinentes à Biologia, a qual, cotidianamente, distancia-se da realidade dos alunos, amplia as possibilidades de uma aprendizagem prazerosa e significativa bem como confere aos alunos o protagonismo nas relações de ensino e de aprendizagem. A presente pesquisa visou propor metodologias diferenciadas que ampliam os processos de ensino e aprendizagem, em relação aos conteúdos do campo da Biologia. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os materiais didáticos utilizados são de baixo custo e de fácil acessibilidade, sendo que estes auxiliaram no desenvolvimento do conhecimento pertinente à saúde humana. As atividades pedagógicas propostas envolveram as múltiplas linguagens e a ludicidade, tais como: jogos lúdicos, teatro e composição de músicas educativas. Os resultados finais foram analisados qualitativamente à luz do levantamento bibliográfico, tendo em vista a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, as relações interpessoais estabelecidas em sala e as possibilidades didático-metodológicas na abordagem do ensino de Biologia. Constata-se que as práticas e metodologias ativas, de natureza lúdica, envolvem os alunos na busca pelo conhecimento, bem como amplificam a relação entre professor, aluno e conhecimento e possibilitam alcançar uma aprendizagem significativa e prazerosa. Nesta perspectiva, para alcançar um ensino e a aprendizagem significativos é relevante associar a afetividade e relações interpessoais existentes entre professores e alunos às metodologias ativas e lúdicas.Downloads
Publicado
02-03-2019
Como Citar
FIORAVANTE, V. C.; BONILHA GUARNICA, T. P. O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: O ALUNO COMO PROTAGONISTA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.18915, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.18915. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18915. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.