PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E EDUCAÇÃO BÁSICA: QUE RELAÇÃO É ESSA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.21910
Agências de fomento

Palavras-chave:

Pós-graduação stricto sensu, Educação básica, Formação continuada

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender como as ações governamentais têm materializado a articulação entre Pós-Graduação Stricto Sensu (PG) e Educação Básica (EB) no que diz respeito à formação de professores e sua formação continuada. As inquietações que levaram à escrita deste artigo foram as questões relativas ao papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aos objetivos dos Programas de Pós-graduação em Educação em relação a formação dos seus discentes, da compreensão da diferença entre o mestrado profissional e acadêmico em termos de proposta para formação stricto sensu do professor da educação básica, análise dos regimentos dos programas de pós-graduação em Educação.  Para possibilitar a investigação fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e análise de documentos do Ministério da Educação, da CAPES e dos programas de pós-graduação stricto sensu. Como considerações é possível inferir que existem ações que materializam possíveis articulações entre a PG stricto sensu e a EB, bem como instituições que já trazem em seus regimentos essa questão. Porém, ainda há um longo caminho a ser trilhado na busca da unidade entre Universidade e Escola.

Biografia do Autor

Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Universidade de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora Mestre em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Ellen Michelle Barbosa de Moura, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

20-07-2021

Como Citar

OLIVEIRA, D. K. B. de; MOURA, E. M. B. de; SILVA, K. A. C. P. C. da. PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E EDUCAÇÃO BÁSICA: QUE RELAÇÃO É ESSA?. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 75–102, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.21910. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21910. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL