EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.22813
Agências de fomento
CAPES e Fundação Araucária

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Sustentabilidade; Ética Contemporânea.

Resumo

Este artigo relata uma experiência de prática de educação ambiental realizada em uma escola estadual do município de Santo Antônio da Platina – Paraná. Investigou-se a temática educação ambiental denominada “Escola Sustentável”. De abordagem qualitativa, esta pesquisa tem como referência principal a ética da responsabilidade do filósofo alemão Hans Jonas. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos 22 professores participantes do projeto. Os principais achados que surgiram a partir das unidades de análise identificadas nas respostas dos professores permitiram evidenciar três categorias: I - Importância da educação ambiental no ambiente escolar; II - Responsabilidade pessoal com relação ao futuro do Planeta; e III - Atitudes práticas em relação à educação ambiental. Os resultados da investigação apontam, ainda, para a necessidade de uma nova ética para sociedade tecnológica e, de fundamental importância, a educação ambiental no âmbito escolar para despertar, nas futuras gerações, um interesse em refletir sobre o destino da própria vida humana no Planeta.



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Publicado

01-12-2022

Como Citar

GABRIEL, F. A.; PEREIRA, A. L.; MENDES, T. C.; SANTOS, J. C. dos . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 382–403, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.22813. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22813. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios