A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO MOVIMENTO DA HISTÓRIA: CAMINHOS PERCORRIDOS E OS IMPACTOS SOCIAIS ADVINDOS DESTE PERCURSO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.23415Palavras-chave:
Educação brasileira, Determinações Históricas, Reprodução Social.Resumo
Tece um diálogo sobre a educação brasileira como particularidade integrante da totalidade social, concreta, com amparo em suas determinações históricas. Examina em que medida a educação nacional expressa o sentido onto-histórico desta vertente e discute seus desdobramentos sobre a sociedade brasileira. Este escrito configura uma demanda universitária de ordem teórica, com elementos de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontam que a educação brasileira se materializa por diversos caminhos, alguns destes na luta por direitos essenciais às pessoas, a exemplo da conquista de aparatos legais que melhor asseguram a educação, embora como efeito de tensões no âmbito da sociedade capitalista, atendendo, quase sempre, a interesses da classe dominante, a favor do crescimento do capital nacional e internacional. Nesse sentido, foi possível identificar, no movimento da história, um conjunto de acontecimentos de natureza social, política e econômica determinantes para o desenvolvimento da sociedade pátria, como um todo. Com efeito, considera-se que a educação é componente essencial para a humanização do ser, reprodução da sociedade e emancipação humana, devendo ser cuidada como prioridade social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educere et Educare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.