MAPEAMENTO DE PUBLICAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MASIVE OPEN ONLINE COURSE (MOOC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.23545
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:

MOOC, Formação de professores, TIC.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as experiências educacionais do MOOC na formação de professores universitários por meio de publicações acadêmicas baseadas na Web. Este estudo é realizado com o intuito de conhecer quais resultados foram obtidos com essa modalidade educacional na formação de professores universitários, dada a crescente massa de cursos virtuais vivenciados nos últimos anos. Trata-se de uma metodologia de trabalho que consiste na identificação e uso de descritores-chave com operadores booleanos no mecanismo de pesquisa do Google Scholar e no banco de dados SciELO, para direcionar a pesquisa de artigos relacionados a uma seleção temática para uma seleção maior, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão propostos, que nos permitiram construir um estado da arte sobre o assunto. Portanto, vários tipos de MOOCs foram identificados, com várias propostas de participação e comunicação na comunidade educacional, apresentando muitas das diferenças entre os objetivos, as metodologias e os resultados encontrados. Dessa forma, concluímos que essa modalidade é uma ferramenta poderosa que fornece um canal valioso para a troca de conteúdo e conhecimento, apesar das fragilidades do modelo em seu processo de implementação.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cpntemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departmaneto de Educação. Professor permanente do Prograga de Pós-graduação em Educação - PPGE/UEFS. Membro do GT 4 de Didática da ANPEd. Email: fosilva@uefs.br

Yarelis Karina Araque Vergara, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Ba.

Downloads

Publicado

05-08-2022

Como Citar

SILVA, F. O. da; VERGARA, Y. K. A. MAPEAMENTO DE PUBLICAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MASIVE OPEN ONLINE COURSE (MOOC). Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 22–38, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i41.23545. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23545. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios