QUALIDADE EM EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES, CATEGORIAS E INDICADORES NA SUA AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24061Palavras-chave:
Qualidade em Educação, Concepções, AvaliaçãoResumo
Qualidade é um fenômeno complexo, abrangente e que envolve múltiplas dimensões. Este pressuposto foi a base da revisão da literatura realizada sobre as concepções de qualidade, as quais foram aprofundadas em três vertentes: no campo da produção, em uma visão abstrata e na sua relação com a educação. A partir desse mapeamento, foram inferidas categorias e respectivos indicadores, que podem ser usados em um processo de avaliação do desempenho discente, na Educação Básica. Tais categorias foram separadas em duas perspectivas, a saber: avaliação da preparação do aluno para o mundo do trabalho e avaliação de sua emancipação, vistas como complementares e passíveis de serem concretizadas, uma vez que uma não tem existência própria, nem significado, sem a outra. Em seguida, foi oferecida a sugestão de se avaliar essas categorias por meio de seus respectivos indicadores, remetendo-se a visão que envolve a preparação para o mundo do trabalho para uma perspectiva quantitativa e a da emancipação para uma vertente qualitativa. Trata-se, pois, de um artigo teórico, que envolveu esforço de busca e reflexão sobre a questão da qualidade, mais especificamente da sua relação com a educação, e que evidencia a importância dos processos avaliativos e como eles podem ser conduzidos no contexto escolar.
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