PARCERIAS ENTRE O SETOR PÚBLICO E O SETOR PRIVADO: UM ESTUDO DAS MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E NO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ILHÉUS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.24189
Agências de fomento
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Palavras-chave:
Política Educacional, Educação Infantil, Parcerias público e privado.Resumo
O presente artigo tem como tema as “parcerias” estabelecidas, na área da educação escolar, entre o setor privado e a gestão pública de municípios situados no Sul da Bahia, especialmente as direcionadas para o atendimento da Educação Infantil. O texto busca responder: quais as principais mudanças ocorridas na organização do trabalho pedagógico e na jornada de trabalho docente na Educação Infantil no município de Ilhéus/BA, resultantes das parcerias do poder público com o Instituto Natura e o Instituto Arapyaú? A investigação está fundamentada em uma leitura crítica e de totalidade do objeto, situando-o no contexto social, político e socioeconômico mais amplo, bem como no conjunto das políticas implementadas (MAINARDES, 2009). O texto é resultado de revisão da bibliografia de referência na área sobre o tema abordado e da análise de documentos, dados e relatórios, disponibilizados nos sites dos institutos estudados, bem como de informações constantes em jornais e blogs da região. O artigo mostra que a atuação dos Institutos, na Educação Infantil municipal tem contribuído e impactado na desestruturação e fragmentação do trabalho pedagógico desenvolvido nas instituições de educação infantil.Downloads
Publicado
15-02-2021
Como Citar
VIEIRA, E. P.; SILVA, A. F. da. PARCERIAS ENTRE O SETOR PÚBLICO E O SETOR PRIVADO: UM ESTUDO DAS MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E NO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ILHÉUS. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 37, 2021. DOI: 10.17648/educare.v15i37.24189. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24189. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.