CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24989Palavras-chave:
Educação municipal, gestão escola, professor.Resumo
Este trabalho discute o tema da gestão na educação básica e a gestão democrática no âmbito da educação municipal. Seu objetivo é identificar práticas de gestão democrática numa rede de ensino municipal, na construção coletiva, na participação e na concretização das ações propostas pela rede de ensino. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo com coleta de dados através de questionário estruturado aplicado a gestores da rede de ensino. Evidenciam-se práticas democráticas de gestão já na formulação de políticas de educação municipal em ações conjuntas entre a secretaria municipal de educação e as gestões escolares, promovidas pela participação de todos/as profissionais da educação. As ações não provêm somente dos gestores/as, mas dos contextos da escola, dos espaços da sala de aula, das reuniões pedagógicas, dos conselhos escolares e da integração e coletividade de uma participação efetiva.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.