ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE GEOPOLÍTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.2575Palavras-chave:
Construção do Conhecimento, Geografia, Geografia Política, Geopolítica.Resumo
O objeto de estudo deste trabalho foram os conteúdos de Geopolítica de dez obrasdidáticas de Geografia utilizadas na Educação Básica. O objetivo foi analisar os conteúdos de
cinco coleções indicadas para o Ensino Fundamental e cinco livros utilizados no Ensino
Médio. Metodologicamente, estabelecemos duas categorias para o exame, que apontam a
presença dos conceitos da Geografia Política e da Geopolítica nessas obras. Os resultados da
pesquisa demonstram uma forte concentração de terminologias e conceitos relacionados à
Geopolítica quando comparados à frequência dos termos ligados à Geografia Política. Assim,
podemos afirmar que a abordagem da Geografia Política é pouco utilizada nas escolas e isso
pode estar contribuindo para aumentar a dificuldade na construção do conhecimento em
Geografia dos alunos que cursam o ensino básico.
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Publicado
18-03-2010
Como Citar
PEDRONI, M. A.; LIMA, M. das G. de. ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE GEOPOLÍTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 261–275, 2010. DOI: 10.17648/educare.v4i8.2575. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2575. Acesso em: 18 abr. 2025.
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Fundamentos Metodológicos
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