REVISITANDO DEWEY: A EDUCAÇÃO E AS ANÁLISES SOBRE POLÍTICA E GESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.2616Resumo
O presente texto situa as análises sobre política e gestão da Educação entreas perspectivas teórico-analíticas republicana e procedimentalista, e questiona a
possibilidade de outras análises sobre o processo de tomada de decisão na área.
Resgatando a influência que as obras de John Dewey tiveram sobre a Educação Pública
Brasileira, discute-se os motivos que fizeram esta abordagem ser pouco usada nos
estudos sobre a área nas últimas duas décadas. Ao retomar noções de liberdade e
política desenvolvidas pelo autor, e exemplificar temas que alcançaram grande debate
público na Educação, propõe-se sua teoria da democracia reflexiva como alternativa
aos estudos sobre política e gestão educacional.
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Publicado
01-01-2000
Como Citar
LORDI, L. REVISITANDO DEWEY: A EDUCAÇÃO E AS ANÁLISES SOBRE POLÍTICA E GESTÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 103–116, 2000. DOI: 10.17648/educare.v3i5.2616. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2616. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Educação, Políticas Sociais e Estado
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