HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM TEXTO CAPAZ DE LEVAR CRIANÇAS A LEITURA DOS CLÁSSICOS

Autores

  • Silvana Ferreira de Souza
  • Arilda Inês Miranda Ribeiro
  • Renata Junqueira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.2618

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Clássicos da literatura infantil.

Resumo

O presente artigo visa a discutir como as Histórias em Quadrinhos podem
vir a ser um meio facilitador do processo de leitura dos clássicos da Literatura Infantil
Universal pelas crianças. Defendemos que esse meio de comunicação em massa é capaz
de proporcionar a expansão do repertório de leitura dos alunos, levando-os a
conhecerem as obras consideradas clássicas e presentes no cânone da Literatura Infantil.
Além disso, após fazermos abordagem histórica do surgimento da literatura infantil e da
leitura dos clássicos pelas crianças, daremos exemplos, a partir das Histórias em
Quadrinhos, produzidas pelo brasileiro Mauricio de Sousa, ou seja, da “Turma da
Mônica”, demonstrando como é possível estimular a leitura das obras propostas neste
texto.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SOUZA, S. F. de; RIBEIRO, A. I. M.; SOUZA, R. J. de. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM TEXTO CAPAZ DE LEVAR CRIANÇAS A LEITURA DOS CLÁSSICOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 175–188, 2000. DOI: 10.17648/educare.v3i5.2618. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2618. Acesso em: 3 maio. 2024.