AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O USO DE HQS NO ESPAÇO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.26786Palavras-chave:
Formação de professores; Histórias em quadrinhos; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Resumo
Este artigo analisa o uso, por professores do ensino fundamental, de Histórias em Quadrinhos - HQ em sala de aula. Estes professores participaram da oficina ofertada pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Educação - CEAFE do município de Aracaju para o uso do editor de HQ online, Toondoo. A referida oficina teve como objetivo mostrar o uso de HQ como estratégia de ensino e aprendizagem e incentivar o uso de TDIC no processo de ensinar e aprender. Esta pesquisa é qualitativa com abordagem em estudo de caso. Na análise da oficina ficou constatado que não houve dificuldades com o Toondoo, pois os professores conseguiram compreender as ferramentas e utilizá-las para criar as HQs. Os professores mostraram-se encantados com o software e com a proposta de usar HQs nas suas diferentes áreas de atuação. Foram identificadas e destacadas as dificuldades tecnológicas de uso do editor online de Histórias em Quadrinhos na sua prática devido à falta dos equipamentos necessários, computador e internet na escola. Constataram as possibilidades de realizar uma prática pedagógica significativa com esse gênero textual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.