SOBRE OS NOVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO/CAPES: ENTREVISTA COM TÂNIA ARAÚJO-JORGE, COORDENADORA DA ÁREA DE ENSINO (2013-2017)
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.27269
Agências de fomento
Resumo
Este texto é a transcrição da entrevista realizada com a professora Tânia Araújo-Jorge, ex-coordenadora da Área de Ensino da CAPES, no dia 28 de agosto de 2019, durante o período da reunião do meio termo da mesma Área, em Brasília. A entrevista foi constituída por cinco questões: 1) Qual a sua percepção sobre a política de avaliação que vinha sendo desenvolvida até agora? 2) Em relação às mudanças recentes da ficha de avaliação, como você as vê? 3) Quanto ao Qualis periódicos, qual a sua compreensão sobre os novos critérios? Quanto aos critérios anteriores, você avalia de que modo? 4) De que modo essas mudanças podem afetar os programas de pós-graduação, os novos e os consolidados? 5) Há mais algum aspecto que queira abordar, em especial sobre a Área de Ensino? Essas questões foram tratadas livremente pela entrevistada. A riqueza da experiência de mais de duas décadas envolvida com o sistema nacional de pós-graduação lança luzes sobre as angústias e sobre possíveis caminhos a serem seguidos pela Área de Ensino e outras áreas. As reflexões, apesar de livres, esclarecem aspectos epistemológicos que demarcam a pertinência da Área de Ensino na CAPES, corroborando para que ela possa se compreender cada vez mais como inter e multidisciplinar.Downloads
Publicado
20-07-2021
Como Citar
KLÜBER, T. E.; ARAÚJO-JORGE, T. C. de. SOBRE OS NOVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO/CAPES: ENTREVISTA COM TÂNIA ARAÚJO-JORGE, COORDENADORA DA ÁREA DE ENSINO (2013-2017). Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 185–219, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.27269. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/27269. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Entrevistas
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.