UMA ABORDAGEM DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO PARA ALUNOS DO CAMPO

Autores

  • Agnaldo Reis Pontes Instituo Federal do Pará - IFPA, Campus Castanhal https://orcid.org/0000-0002-2092-6156
  • Antonio Jorge Paraense da Paixão Instituo Federal do Pará - IFPA, Campus Castanhal

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.27389
Agências de fomento

Palavras-chave:

GeoGebra. Ensino e aprendizagem em matemática. TIC.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, turma de Paragominas. Teve por objetivo discutir e sugerir novas abordagens que possibilitam melhorias no ensino de matemática por meio da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação a partir da elaboração de uma sequência didática para o ensino e aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo utilizando o GeoGebra. A partir dos dados coletados, por meio de questionários, foi possível compreender a percepção dos professores e alunos a respeito do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no ensino e aprendizagem em matemática. Os professores de matemática entrevistados reconhecem a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de matemática, entretanto, observa-se que o ensino de matemática, por eles praticado, continua replicando o método tradicional de ensinar essa disciplina. Com as informações coletadas, após a validação da sequência didática, ficaram evidentes os benefícios que as TICs podem trazer para o ensino e aprendizagem em matemática.

 

 

Downloads

Publicado

20-07-2021

Como Citar

PONTES, A. R.; PAIXÃO, A. J. P. da. UMA ABORDAGEM DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO PARA ALUNOS DO CAMPO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 340–356, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.27389. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/27389. Acesso em: 28 mar. 2024.