CONHECIMENTOS SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.28041
Agências de fomento

Palavras-chave:

Conhecimentos cotidianos e científicos; Ensino de ciências; Formação.

Resumo

Ao longo dos séculos o uso de Plantas Medicinais (PMs) para fins terapêuticos constitui-se em um conhecimento popular que vem sendo passado de geração em geração. O presente trabalho visa a compreender como se dá a utilização das mesmas em um Centro Mu­nicipal de Educação Infantil (CMEI). Este es­tudo quali-quantitativo procurou conhecer como acontece o emprego das Plantas Medici­nais mediante as respostas aos questionários que foram aplicados aos pais e professoras de turmas do Jardim de um CMEI de Salto do Lontra-PR, investigando como as plantas são utilizadas por este grupo específico de pais e professores. Os dados transcritos dos questionários foram analisados com base na Análise Textual Discursiva. A pesquisa demonstrou que a maioria dos participantes usa as PMsor serem naturais e por considerarem que não oferecem riscos à saúde. Posteriormente foi desenvolvida uma Oficina, contemplando as PMs, os riscos que podem representar à saúde, os possíveis efeitos adversos que podem ser desencadeados e a forma correta de preparo dos chás. A partir de dados oriundos da Oficina reconheceu-se, a importância de discutir sobre a sua utilização para o melhor conhecimento nesse contexto escolar e familiar.

 

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

CAMPOS, L. de; WIRZBICKI, S. M.; LIMA, F. O. . CONHECIMENTOS SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 127–145, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.28041. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28041. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios