RUÍDOS E SIGNIFICAÇÃO NO ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.28424

Palavras-chave:

Ruídos de Comunicação; Significação; Ensino.

Resumo

Comunicação é um complexo processo de interações que envolve diferentes linguagens e signos. O uso destes signos resulta em ruídos de comunicação por diferentes razões. Os processos de ensino e aprendizagem envolvem comunicação de diversas maneiras e, portanto, estão sujeitos a ruídos de significado. Portanto, é necessário compreender como ruídos se relacionam com os processos de significação. Neste artigo descrevemos como os ruídos podem ser compreendidos do ponto de vista de elementos do pensamento de Ferdinand de Saussure. Na área de Ensino há uma tendência em considerar ruídos como elementos negativos no processo de constituição de significados. No entanto, é possível também compreender os ruídos como parte constitutiva dos processos de significação.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

GOIS, J.; ANDRADE, G. da S. RUÍDOS E SIGNIFICAÇÃO NO ENSINO. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 101–126, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.28424. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28424. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios