ESCOLA E CONSCIÊNCIA CRÍTICA:

AS CIÊNCIAS SOCIAIS NO PROJETO DA MODERNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.28425

Palavras-chave:

Ciências Sociais; Escola; Emancipação do Espírito Humano; Modernidade.

Resumo

Este artigo discute as Ciências Sociais na construção da consciência crítica e reflexiva na relação entre indivíduo, sociedade e cultura; e na tomada de consciência de si e do mundo pelos estudantes no âmbito institucional escolar. Aborda a formação das Ciências como projeto de reflexão e crítica da modernidade ocidental; e enfatiza os possíveis lugares das Ciências Sociais, representada pela Sociologia, na escola brasileira atual. A importância das Ciências Sociais se inscreve em um cenário de enormes demandas de confiança institucional, inteligibilidade sistêmica e instrumentário imaginário e simbólico para a emancipação do espírito humano na sociedade complexa.

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

BARBOSA, R. B.; SILVA, E. A. da . ESCOLA E CONSCIÊNCIA CRÍTICA: : AS CIÊNCIAS SOCIAIS NO PROJETO DA MODERNIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 243–262, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i44.28425. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28425. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios