COMPREENSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM ARTIGOS DE UM EVENTO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.28613Palavras-chave:
Educação não-formal; Campos de atuação; Espaços não-formais de ensino; Formação de professores.Resumo
O presente artigo teve como objetivo compreender o que é a educação não-formal e o que vem sendo discutido sobre a temática em evento da área da educação. Para tanto fizemos uma análise dos trabalhos publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), utilizando a metodologia da Análise de Conteúdo. A partir das etapas da pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados foram levantadas três categorias: 1- Campos de atuação; 2- Espaços de ensino não-formais; e 3- Formação de professores. Em síntese, foi possível compreender que a educação não-formal: foi associada à atuação do pedagogo, o que permite a ampliação da atuação a diversos campos além da escola, como: empresarial, hospitalar e social; pode ocorrer em espaços não formais, como em passeios em locais históricos, museus, visitas em bibliotecas; a formação continuada é fundamental para a valorização de espaços e práticas não-formais de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.