"PANE NO SISTEMA, ALGUÉM ME DESCONFIGUROU":
A CONCEITUALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS NAS VIVÊNCIAS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.28643Resumo
O presente artigo desenvolveu-se a partir de reflexões sobre o ensino remoto e a educação a distância, apresentando seus conceitos e características no contexto atual da pandemia da COVID-19, ao longo dos anos de 2020 e 2021. Diante de tal situação, foram necessárias adaptações sociais e políticas para prevenção e combate ao vírus, incluindo a implementação do isolamento social. Dentre essas adaptações, o âmbito educacional foi um dos primeiros setores a terem suas atividades suspensas e, em seguida, adaptada para o ensino remoto emergencial. Por meio de uma metodologia qualitativa e bibliográfica, buscou-se, com este artigo, compreender as práticas pedagógicas, assim como os marcos legislativos que fundamentam esses processos de ensino, apontando as distinções necessárias entre eles e elucidando suas diferentes manifestações nas atividades educacionais.
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