IDENTIDADES PROFISSIONAIS EM RECONFIGURAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.29024

Palavras-chave:

Identidades profissionais; Estágio curricular obrigatório; Tecnologias digitais.

Resumo

O conhecimento pedagógico adquirido no curso de licenciatura deve proporcionar conhecimentos técnicos e científicos específicos da área de formação (PIMENTA; LIMA, 2011; GHEDIN, 2015). Com a pandemia do Sars-Cov-2, houve a emergência na adaptação do ensino presencial para o ensino remoto. No novo cenário as tecnologias digitais assumiram a centralidade na educação, provocando revisões conceituais e metodológicas. Além disso, exigiu níveis elevados de letramentos digitais de professores e estudantes. O objetivo do estudo é refletir sobre uma experiência docente durante o ERE com os estágios curriculares obrigatórios de Língua Inglesa. Por meio da revisão da literatura sobre letramentos digitais e da reflexão sobre os impactos nas identidades docentes assumidas na circunstância do ensino remoto, concluímos que, embora as tecnologias digitais façam parte no cotidiano de professores em formação inicial, sua integração pedagógica tem causado resistência, rupturas e inseguranças que afetam as identidades docentes.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

BALADELI, A. P. D. IDENTIDADES PROFISSIONAIS EM RECONFIGURAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 43–57, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.29024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29024. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios