SABERES DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA EDUCATIVA NO PLANEJAMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29571Palavras-chave:
Educação Matemática; Formação Continuada de Professores; Ensino Médio.Resumo
Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em que em que evidenciamos saberes de um trio de professoras em formação continuada ao planejarem uma prática com modelagem matemática a ser implementada em uma turma do Ensino Médio. Para isso, nos fundamentamos em considerações sobre saberes docentes e no entendimento da modelagem matemática como uma alternativa para o ensino de conteúdos matemáticos. O planejamento foi elaborado no âmbito de uma disciplina de Modelagem Matemática de um Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, no ano de 2021, desenvolvida no contexto remoto. A análise qualitativa de cunho interpretativo das discussões das professoras e de suas projeções de tela ocorridas em dois encontros síncronos da disciplina planejando a prática educativa a ser implementada revelou que saberes disciplinares e saberes experienciais foram compartilhados e articulados de modo a constituir a formação profissional dessas professoras
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.