SABERES DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA EDUCATIVA NO PLANEJAMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29571

Palavras-chave:

Educação Matemática; Formação Continuada de Professores; Ensino Médio.

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em que em que evidenciamos saberes de um trio de professoras em formação continuada ao planejarem uma prática com modelagem matemática a ser implementada em uma turma do Ensino Médio. Para isso, nos fundamentamos em considerações sobre saberes docentes e no entendimento da modelagem matemática como uma alternativa para o ensino de conteúdos matemáticos. O planejamento foi elaborado no âmbito de uma disciplina de Modelagem Matemática de um Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, no ano de 2021, desenvolvida no contexto remoto. A análise qualitativa de cunho interpretativo das discussões das professoras e de suas projeções de tela ocorridas em dois encontros síncronos da disciplina planejando a prática educativa a ser implementada revelou que saberes disciplinares e saberes experienciais foram compartilhados e articulados de modo a constituir a formação profissional dessas professoras

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

SILVA, K. A. P. da .; TORTOLA, E.; KOGA, M. A. SABERES DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA EDUCATIVA NO PLANEJAMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 142–167, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i44.29571. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29571. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios