ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ESTUDANTES CEGOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29656

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiência visual na Educação Superior é um desafio, por conta de barreiras metodológicas e por vezes, atitudinais. Considerando este aspecto, a adaptação de materiais didáticos é de extrema importância para este público. O presente estudo caracteriza-se como descritivo e possui abordagem qualitativa e quantitativa, sendo realizado em uma Instituição de Ensino Superior localizada na Região Sul do Brasil. Durante os anos de 2019 a 2022 foram adaptados cerca de 170 materiais. Todo o processo é realizado visando um trabalho de adaptação singular para cada estudante. Concluímos que a adaptação de materiais didáticos deve ser realizada objetivando a inclusão dos estudantes com deficiência visual e que promova a acessibilidade necessária que envolvam o contexto acadêmico no ensino superior.

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Publicado

11-11-2022

Como Citar

KREIN HEUERT, S.; BREITENBACH, F. V.; PASA LOPES, C. ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ESTUDANTES CEGOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 465–475, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29656. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29656. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios